segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Da Cultura Erudita a Cultura Popular 2012




          Apresentação do “Balé Popular da UFPB” com o espetáculo “Os Encantados” no Ginásio Poliesportivo da Escola Est. De E. F. e M. Major Antônio de Aquino, Mulungu-PB.Evento que faz parte do projeto “ Da Cultura Erudita a Cultura Popular” tendo início em 2011. O evento aconteceu dia 24/08/2012 e reuniu os alunos da escola e muitos outros convidados. Um evento interessante pois mostra a cultura nordestina, mas também teve quem não gostasse pelo fato de algumas apresentações terem mostrado mais o lado "ruim"  do nordeste (segundo comentários que pude ouvir após a apresentação).

"O importante é que aos que querem aprender sobre a nossa cultura buscam aprofundar-se nas raízes da nossa terra, nas apresentações nos estudos e no conhecimento em geral da cultura do Nordeste, quem quer apenas "passar o tempo" faz da cultura mostrada um entretenimento."

Nota da autora do blog: 

[ Após a apresentação algo em particular me incomodou, ao reunir-sem para umas fotos o W.S repetiu inúmeras vezes pedindo que pegassem o Bumba-meu-boi ou boi-bumbá  para representar o folclore popular brasileiro, seria tirado uma foto e postado em um site. Sei que todos estavam muito cansados pois todo o evento gastou muita energia dos que de alguma forma se dedicaram para aquele momento importante para a nossa cultura Mulunguense. Mas, para mim em particular foi muita falta de respeito, mesmo cheios de adrenalina do evento era impossível não escutar o W.S falar pois ele tinha na mão um microfone e o som da sua voz saia pelas enormes caixas de som. Não culpo NINGUÉM em particular, mas antes de aprender a dar atenção aos grandes que vem de fora é preciso aprender a dar atenção aos GRANDES que existem perto de nós, dentro de nossa cidade.
Sei que todos tem respeito pela pessoa do W. S, mas se o respeito for comparado ao que eu presenciei é preciso rever os conceitos de respeito não só por ele mas sim pelo ser humano em geral.
[Imagino que houve pedidos de desculpas a ele, se não ainda há tempo!] Pois todos podem não lembrar do acontecido, mas ele se lembra e muito bem.]

 Para encerrar dou os meus sinceros parabéns ao projeto que esta amadurecendo mais a cultura de Mulungu e expandindo o conhecimento da nossa população. Meus parabéns a  idealizadora desse projeto Professora Maria Aparecida Almeida  e ao Diretor Francisco Camilo Pereira Neto por agarrar esse projeto, pois além de levar Mulungu a altos lugares traz á nossa população mulunguense uma nova visão do que é cultura; principalmente a nossa cultura nordestina.

Por: Camila Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário