sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bola cheia do Fotbol

 Lúcio: "Um dia pretendo retornar"


Lúcio Teófilo da Silva, também conhecido como Lúcio Curió, iniciou no futebol tarde e não teve passagens por categorias de bases, como a maioria dos jovens que desejam seguir na profissão. Ele sempre viveu e trabalhou em uma fazenda no município de Mulungu, interior da Paraíba, onde somente aos 18 anos foi descoberto ao jogar partidas amistosas e logo foi levado para fazer testes no Centro Sportivo Paraibano (CSP), time de João Pessoa/PB, onde foi aprovado e iniciou sua carreira no futebol profissional em 2004 e desde então só cresceu no futebol.
Mesmo com atuações expressivas, sempre marcando muitos gols, em clubes como: CSP-PB, Guarabira–PB, Matsubara–PR, Nacional de Patos–PB e Novo Hamburgo–RS, foi no América-RN que Lúcio teve reconhecimento em sua carreira como jogador, obtendo destaque nacional, chegando a marca de 31 gols em toda a temporada, que o tornou o sexto maior goleador do Brasil, na classificação do prêmio Friedenreich na temporada 2009, realizado pela globoesporte.com. Após tanto sucesso, Lúcio despertou interesse em grandes clubes do Brasil, sendo pretendido por equipes como Vasco, Botafogo-RJ, Ceará e por clubes do Japão, mas seu destino foi o futebol Coreano, onde atualmente defende o Gyeongnam, da Coréia do Sul.
Em entrevista concedida ao blog Futebol Nordestino, através de rafael Monteiro, Lúcio Curió fala da adaptação ao futebol coreano e desperta boas lembranças aos torcedores do América, que, há pouco tempo tiveram o privilégio de vê-lo em campo. Agora o atacante que fez sucesso no futebol Potiguar continua a se destacar fora do país. Lúcio, mesmo jogando no futebol coreano, faz jus ao apelido que recebeu ainda em Natal: “o certeza de gol”. Em apenas oito rodadas, já contabiliza nove gols no campeonato coreano.

- Em sua carreira sempre houve regularidade para marcar gols, mas foi defendendo o América de Natal que você teve maior reconhecimento, sendo inclusive destaque no site da globoesporte.com, como você avalia sua passagem pelo América?

Lúcio: No América foi onde tive a oportunidade que me abriu as portas para que hoje eu esteja onde estou. Sou muito grato por isso e um dia pretendo retornar para fazer muito mais pelo clube e dar boas alegrias à torcida do América.

- Você atuou no futebol brasileiro e agora está na Coréia. Inicialmente existiu alguma dificuldade? Qual?

Lúcio: Sim, tive e tenho dificuldades com a adaptação ao clima, a comida e a cultura. Aqui é bem diferente do Brasil, mas fiz amizade com alguns brasileiros que moram aqui.

- Seu contrato termina no final do ano. Quais são suas prioridades, pensa em renovar ou regressar ao futebol do Brasil?

Lúcio: No momento não penso em retornar. Estou concentrado no trabalho da equipe do Gyeongnam.

- Desde seu início de temporada na Coréia, já surgiu alguma proposta para voltar ao Brasil nesse período?

Lúcio: Desde que eu cheguei a Coréia não houve propostas, mas quando ainda defendia o América, fui sondado pelo Vasco, Botafogo-RJ, Ceará, América-MG, Barueri e um time do Japão.

- Muitos brasileiros se aventuram de jogar no exterior, mesmo em países onde não tem tanta tradição no futebol. Na sua opinião qual é a principal razão?

Lúcio: A carreira de jogador de futebol passa muito rápido, nem sempre temos a opção de defender um clube apenas por paixão, o lado financeiro tem que ser levado em consideração, pois temos que pensar no futuro.

- Parte de sua família e amigos está toda no Brasil. Como tem sido ficar longe de casa?

Lúcio: Ser jogador tem esse lado difícil, mesmo atuando no Brasil, a gente já fica distante dos amigos e da família. Temos treinos intensivos, concentração, viagens, mas agora que estou ainda mais longe, a internet tem ajudado um pouco a matar a saudade.

- Existe algum outro brasileiro em sua equipe? Como é seu relacionamento com o restante do grupo, já que a cultura é diferente.

Lúcio: Tem alguns brasileiros. Tem o Marcelo Brás, que jogou no Ceará, e dois da comissão técnica. Com o restante do grupo já me relaciono bem.

- Seu time esta entre os primeiros colocados no campeonato coreano, como você analisa sua participação nesta temporada?

Lúcio: Tenho conseguido manter uma boa média de gols, assim ajudando minha equipe a conseguir o objetivo dentro da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário